sábado, 29 de maio de 2010
Turquia, a primeira impressão
Hoje conheci a primeira cidade da Turquia, chama-se Esmirna! Cidade bonita, com ruas largas a beira-mar O mar é bem sujo, mas mesmo assim existe pesca. Tem muita semelhança com Santos. Foi interessante conhecer a Turquia! Logo que saímos do barco, pertinho do porto, fui abordado por um senhor querendo me vender uns perfumes, tinha várias marcas como Armani, CK etc, porém todos falsificados. Ele cismou com meu óculos e queria trocar. Então troquei meu óculos de 5 reais da 25 de março por um perfume tão falsificado quanto. Ele queria tudo, meu relógio e até o chaveiro da minha mochila! Deu pra sentir o poder do comércio dos Turcos! Negociam até o fim!
Enfim, o perfume até que é gostoso. rs
Uma coisa interessante foi observar a quantidade de bandeiras da Turquia espalhadas pela cidade, e a forma como as mulheres se vestem, todas cobertas.
Hoje no trabalho tivemos a noite de gala. É a noite do cocktail do capitão, então tocamos jazz, bossas e coisas bem tranquilas, mas os espanhois insistem num "pasodoble" aquelas músicas de toureiro....Tocamos até meia-noite e fomos pra Crew-party, a festa dos tripulantes. Todos tem direito a 4 cervejas e comida de graça. A festa não foi muito boa, considerando que a cerveja acabou nos primeiros 30 minutos e a comida era pão com salsicha.
Bom, amanhã estaremos em Volos, Grécia de novo.
Volos é uma cidade que fica no centro do continente, a uns 300km ao norte de Atenas e é um dos maiores pontos comerciais da Grécia. Depois, as 16h voltamos pra Turquia direto pra Stambul.
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Noite boa, notícia boa!
Esse tempo que tenho passado longe de todos está me fazendo ficar mais apegado a minha família e aos meus amigos. Sinto que agora sei o real significado da palavra "Saudade" (clichê).
Incrível como a história se repete. Quando eu nasci, meu tio estava tocando num navio, coincidência, né?
Bom, fora isso, por aqui está tudo ótimo! Também, estar uma vez por semana em Mykonos é um privilégio que nunca terei como descrever completamente. Mykonos é mágico! Tem uma energia suave, pessoas tranquilas e umas paisagens cinematográficas! TODOS VOCES têm que conhecer!! Peguem suas economias, parcelem no cartão de crédito, peguem um avião e venham já pra cá! Com vocês isso tudo seria muito melhor! Pensei nisso hoje quendo vi a lua totalmente cheia se refletindo no mar. Além de ter o pôr-do-sol mais bonito do mundo, Mykonos tem uma noite estupenda, com diversas festas e um céu sempre estrelado!
Hoje alugamos um carro e fomos de novo pra Paradise Beach (quem quiser procurar no google "mykonos paradise beach" vai saber do que estou falando). Já sei chegar lá tranquilamente, então serei o guia de vocês!! Isso tudo está me fazendo esquecer um pouco mais os problemas e me deixando mais animado e tranquilo! Amanhã iremos pra Esmirna, primeira cidade na Turquia. Ouvi muitas coisas sobre a Turquia. Lá não é recomendado andar de bermuda ou regata e as mulheres não podem se sentar em áreas públicas (é mole?). Enfim, são só relatos, quero ver na prática!
Comprei uma máquina fotográfica, então vai ser mais fácil de vocês visualizarem as coisas que admiro por aqui. Aí vai uma foto da noite de hoje, extremamente espetacular.
Beijos a todos, GabrieL
Ps. Carneiro, teus pratos estarão comigo já no domingo!!
Maluzinha, adorei falar contigo ontem na cabine! Preciso disso todos os dias! Amo-te!
quarta-feira, 26 de maio de 2010
...o que tem ai que não tem aqui
o apito do vigia noturno antes de dormir
passaros cantando de manhã
buzinas e barulho dos carros
cama de casal
tapetinho de banheiro
macdonalds de madrugada
disk pizza
celular com relógio
acordar com a luz do sol
barulho da chuva
cachorro latindo
a marvada
carro quando dá na telha
televisão pra dormir
acordar e ir pro estúdio de cara amassada
pão de açúcar da janela
as construções
regar minhas plantas antes de dormir
conselhos do janja
amarrar as alamandas
conselhos pro edu
jazz com carlitos
estética musical com felipe
coincidências com ariadne
ajuda e ouvidos pro vovô
bom dia pra tica
controle do portão com mal contato
sarita latindo
sarita fugindo
pitoco surtando
black music do vizinho
oingo boingo do vizinho
rede na varanda
almoço no estrelinha
lanchinho de queijo branco na madrugada
conversa com mamãe antes de dormir
cantoria da malu
bagunça da malu
a malu
incenso
rodo no banheiro
janela no quarto
dormir na diagonal
belinha manhosa
alarme do estúdio
macarronada de domingo
lasanha de beringela
FEIJAO
chaves de casa
amigos morando perto
vídeos de bateristas olimpicos com o edu/janja/rodolfo/carlitos
pearl jam sempre "reinventando" com daniel
cristoilma a qualquer momento
sertanejo/jorge/sambagroove/vento terral/have mercy
comida pros peixes
ração pros dogs
sambex
sambas psicodélicos com edu
japonês na peixaria com o casal 20
torta de abobrinha com queijo
passoca
risoto da sogrinha
minhocão de domingo
blush pra louise
responsa com adriano
jogar bola com lucca
msn de madrugada
cochilo depois do almoço
cotia de domingo
palmeiras na turiassu
cineminha com a pretinha
....
lista em constante atualização
terça-feira, 25 de maio de 2010
domingo, 23 de maio de 2010
O Trabalho
Muitos aqui sabem que, por mais difícil que seja a situação por aqui, distância, saudades etc, o trabalho compensa e muito essas dificuldades.
Eu não seria tão feliz se estivesse num escritório, anotando recados.
Para mim, subir num palco e ficar alí exposto, com todos olhando meus movimentos, minhas caretas e até ouvindo os erros do meu baixo já é algo super natural e prazeiroso. Gosto de sentir a reação das pessoas e enxergar isso como um quadro sendo pintado, e ter a sutileza de identificar quando ele já está pronto e não precisa de mais cores (porque as vezes ele não precisa mesmo, ai que entra a arte do "tocar menos", mas isso é outra história).
Mesmo que todos os dias eu toque quase as mesmas músicas e receba os mesmos aplausos. Quando estou tocando, parece que entro num mundo diferente, onde as coisas flutuam e eu me transformo num polo energético. E eu realmente sinto a energia passando por mim, se transformando e seguindo pra outro músico. É um fluxo! Mas também sinto quando ela não chega pura, ou simplesmente não chega. Não tem a ver com o repertório, nem com aquelas questões que levantei no começo. Isso é química! Mas o que fazer quando essa energia não chega? Esse é o ponto mais importante. Como criar sua própria energia pra alimentar o fluxo e contagiar outros músicos, até que eles comecem a contribuir com esse ciclo, se tornando novamente um polo energético ativo. Apesar de todos os baldes de água fria, não vou desistir, ou então, como disse meu pai, me transformo num simples puxador de cordas.
domingo, 16 de maio de 2010
As coisas boas da vida!
Olá a todos!
Apesar dos muitos perrengues que passo por aqui, não posso negar que me divirto muito conhecendo todos esses lugares maravilhosos e as pessoas interessantes. Não tem como negar. Então pra registrar que tenho amigos por aqui e que me divirto muito com eles, ai vai uma foto que diz bem como estão sendo esses momentos! Foto tirada em Rhoda, da máquina de um amigo, a equipe não está completa, mas da pra ter uma idéia!
Beijos a todos!!
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Santorini
Hoje acordei apressado, com o telefone da cabine tocando. Era o Herbert (baterista) dizendo que o navio tinha acabado de atracar e que estávamos na cidade de Santorini. Meio apressado e sonolento, me arrumei e nos encontramos na gangway (lugar onde os passageiros e tripulantes desembarcam). Mas reparei que algumas coisas estavam diferentes. O desembarque estava sendo feito por um outro lugar. Foi ai que me dei conta de que não estavamos num porto. Estavamos em alto-mar, e assim que meus olhos se acostumaram com a luz forte do sol da manhã, pude avistar uma das mais belas paisagens que ja vi até hoje. Eram montanhas de pedras enormes, totalmente espetaculares! Se mesclavam umas com as outras e proporcionava uma harmonia com o céu azul e o mar super calmo! E no topo dessas montanhas tinham casinhas brancas arredondadas. A cidade de Santorini fica em cima dessas montanhas! Então, entramos num barquinho que nos levou até a montanha para subir até a cidade! Pra subir existem 3 maneiras: pela escada (517 degraus), de burro (pela mesma escada) e de teleférico. Optamos pela terceira opção (4 euros pra subir). O trajeto dura cerca de 7 a 10 minutos e a paisagem é impressionante!! Ao chegar lá em cima, conhecemos uma Santorini com ruas estreitas e tudo pintado de branco, com umas igrejinhas pequenas e arredondadas, muitos turistas e um visual único e acolhedor. Tem restaurantes com varandas pra fora com vista pro mar, uns cafés super lindos e caros com música típica grega e muita lojinha pra turista. É possível ver lá de cima várias ilhas pequeninas e a própria Santorini, toda encrustrada na montanha! Tentei achar algum ponto de internet pra me conectar mas, sem chance! É tudo muito caro e estava com o tempo curtíssimo! Caminhando pela cidade pude entender o que faz a Grécia ser assim incrível! Só vendo pra cair essa ficha! Comigo está sendo assim, cada dia uma "pancada" do tipo "como pode existir um lugar assim tão lindo??" E tudo muito limpo, branquinho, as águas cristalinas cheias de peixinhos! Ufa!! Olhei pro relógio e como num piscar de olhos já era hora de voltar....pegar o mesmo barquinhos junto com os passageiros e voltar pra prisão...ops, digo pro navio.
Hoje no bar que tocamos "La Rambla" teve noite de carnaval. Marchinhas, sambas, chá-cha e claro....boleros, todos fantasiados, concurso de fantasia e tudo que um baile de carnaval pode ter. Tocamos até as 2h da manhã, agora são exatamente 2h40 e amanhã temos um training as 8h. Não é demais?? Pois é, o jeito é dormir pra aguentar o tranco amanhã! Estaremos novamente em Rhodas. Tenho q me controlar pra não deixar meu dinheiro todo lá, porque é tentador demais!!
Beijos a todos! Saudades!
GabrieL
A Grande-Atenas
Olá amigos!!
Hoje estive por Atenas! Como tinha pouco tempo em terra, resolvemos deixar pra conhecer Acropole numa próxima parada. Esse na verdade, é a grande vantagem desse etinerário: passar muitas vezes pelas mesmas cidades. E cidades realmente incríveis, né? Então, descemos no porto com o nome de Pireos, e caminhamos pela grande Atenas! Me surpreendi com a grandeza de Atenas. É uma megalópole como toda as outras que conheci, muito diferente do que esperava. Tem pobreza, transito, motos, taxis enfurecidos e comerciantes que se negam a falar o ingles..."only greek"! Enfim, antes quando pensava em "Atenas", esperava ver somente as imagens das ruínas, pessoas vestidas como os gregos dos "desenhos", com aquele "lôro" na orelha....rsrs. Foi frustrante, mas ao mesmo tempo abriu minha cabeça. Para nós, paulistas, é bom ver que existem outros lugares que também funcionam a mil por hora, assim como Londres, Veneza e etc....
Então, só nos restou ir caminhar pelo centro. Fomos ao Carrefour comprar umas coisas básicas que não encontramos aqui no barco, como um achocolatado pro cafê da manhã e um creme dental...coisas desse tipo. O porto de Pireos é lindo, um dos mais bonitos que ja conheci...todo trabalhado em pedras e bem grande. Caminhamos pouco até o centro, e depois de encontrar (finalmente) o Carrefour, fomos tomar uma cervejinha e comer algo. Fui com Pere, um amigo saxofonista de Madrid. Conversamos bastante sobre jazz, apesar do meu espanhol probre, nos entendemos qdo falamos de música!
Na volta, após ser convencido por um taxista maníaco, viemos ao porto por apenas 5 euros. Aqui tem que negociar com os taxistas, senão eles aproveitam mesmo! (familiar, não?).
De qualquer forma, segui o conselho do meu pai, conhecer Atenas aos poucos.
Bom, não posso deixar de falar sobre o que tenho sentido ultimamente. Tenho pensado muito em você, minha Malu! Tenho uma saudade enorme mas ao mesmo tempo, fico muito mais confortável sabendo que posso contar com você, apesar dessa distância toda. O apoio que você me dá reflete diretamente no meu humor, no meu rendimento no trabalho e até no meu ânimo pra conhecer as coisas. Não tenho dúvidas sobre o que sinto por você, e sei que é muito forte, só tenho a esperar esses meses, firme e forte pra ter você de novo em meus braços. Amo muito você!! Isso todo mundo ja sabe, né?? Mas nunca é demais reforçar! Te amo, pretinha!
Obrigado a todos que sempre me apoiaram, eu preciso muito desse afago!!
Amanhã estaremos em Santorini, aqui mesmo na Grécia. Espero postar boas novas!
Beijos a todos! Saudades!
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Rhodes, Grécia
Olá a todos!
Hoje estivemos em Rohdes, como disse no post anterior, a maior ilha da Grécia. Que vida chata viu....rsrs.
Saímos caminhando pela cidade. O lugar é maravilhoso! Muitas ruínas de castelos, pedras pra todos os lados e tudo muito limpo, a água cristalina. Conheci uma praça bem famosa de Rohdes, é como um centro comercial com coisas incríveis, da vontade de comprar tudo. Uns artesanatos super bem feitos e delicados, brincos, pulseiras, chapéus (já comprei 2), eletrônicos e um monte de lugar legal pra comer e beber. É pra enlouquecer qualquer turista...eu ainda me sinto como um. Tirei várias fotos com a câmera do Herbert e vou publicar assim que encontrar uma internet rápida. Eu ando com meu laptop pra cima e pra baixo, o bichinho ta sofrendo rs, mas é a única forma de aproveitar as oportunidades que aparecem e me conectar com o Brasil! Enfim, tive q conter o entusiasmo, pq ainda vou passar mtas vezes por Rohdes, tirar muito mais fotos e comprar uns presentinhos pra vocês!
Amanhã estaremos em Atenas, Pyreos...mas não vou poder descer do navio...é mole? Fiquei muito frustrado. Marcaram uma reunião com todos os músicos então terei disponível por aqui. O jeito é aproveitar pra dar uma corridinha na academia e estudar o acústico.
Hoje foi a noite de encerramento de mais um cruzeiro. Amanhã teremos mais 1600 passageiros novos, quase todos velhinhos simpáticos que gostam de bailar Sevilhanas, Pasodoble, chá chá chá e boleros. Da-lhe Perfídia! E viva Espanha!!
Beijos e até a próxima!!
domingo, 9 de maio de 2010
Mykonos! A Grécia é Impressionante!
Salve Pessoas!
Passei um sábado maravilhoso em Mykonos, na Grécia. Que lugar!! Que praias!! Que paisagem!! Que arquitetura!! Pena estar sem máquina. Saímos do navio as 18h30 e alugamos um carro próximo ao porto (40 euros por carro, o dia todo). Como a maioria das pessoas que estavam comigo ja estiveram por Mykonos, nos levaram até uma praia impressionante chamada "coincidentemente" de Paradise Beach. Parece bem com aqueles paraísos particulares que existem no Brasil. Lugar incrível, com um tipo de quiosque gigante na beira da praia, estilo balada grega, um som altíssimo e umas meninas dançando de biquine em cima do balcão. A vida noturna em Mikonos é mundialmente conhecida! Comi um lanche típico daqui, vem num cone, é como o autêntico churrasquinho grego, cham-se Pyta Giro. (difícil foi escolher no cardápio escrito com aquela fonte que nunca usamos no word....literalmente era tudo grego pra mim). Tem pedacinhos de frango com um molho tipo maionese com tomates, pimentão e fritas. É bem gostoso, mas precisaria de uns 3 pra matar a fome. Aliás, é isso que sempre acontece....antes de descer do navio eu não jantei, e qdo vamos comer algo fora é sempre caro e pouca quantidade...serve só pra dar uma enganada na fome. Ontem estavamos em Katakolon novamente, então como ja conhecia a cidade, aproveitei pra ir a um supermarket e comprar umas lariquinhas pra matar a fome de madrugada. Sempre depois que tocamos, a cozinha prepara uns sanduíches pra nós, mas como sempre somos os últimos a terminar o trabalho, nunca sobra nada!! Por isso comprei uns lambiscos.
Passarei por Mykonos algumas outras vezes nessa temporada (que chato), espero estar com uma máquina a próxima vez, ai faço registros visuais! Amanhã estarei em Rodas, a maior ilha do arquipelado de Dodecaneso, a +- 500km de Atenas.
Em Rodas se encontrava a estátua gigante chamada de "Coloso de Rodas" Era uma das 7 maravilhas do mundo e a tradição diz que foi destruída por um terremoto. Estou bem curioso.
E que venha Atenas!!
Beijos a todos!
Gabriel
Ps: Fiquem atentos pois eu posso acordar qquer um de vocês, telefonando via Skype!
sexta-feira, 7 de maio de 2010
Noite em Veneza!
Olá amigos e amigas!
Quanto tempo!! Saudade de todos vocês!
As coisas por aqui andam mto bem! Muitas coisas aconteceram desde a última postagem. Poderia escrever sobre todos os detalhes desses dias, desde sobre a conversa que tive com uma típica "catalã" (sim, ja consigo entender algumas coisas e conversar sobre temas diversos, claro que nao tão profundamente) até a primeira vez que consegui tocar jazz com o meu baixo acústico. Enfim, as coisas estão se acertando!
Conhecer Veneza foi lindo! Cidade curiosa! Comi uma bela pizza, andei de gondola e fui pra balada!! Toquei no navio até a 1h da manhã e depois saímos por veneza com algumas cervejas brasileiras na mochila. Fomos caminhando pela cidade vazia, incrível conhecer Veneza assim! Tudo fechado, alguns "borrachos" pelo caminho e apenas um bar aberto, chamado "Pico del Mundo". Lugarzinho pequeno, com um som eletrônico altíssimo tocado por um Dj argentino! Mas o mais interessante do lugar é que tinha pessoas do mundo todo! Holanda, Chile, Russia etc! Enfim, depois de algumas vodkas com soda a diversão foi total! Depois, voltar pro navio com os amigos as 6h30 da manhã por Veneza amanhecendo foi tão divertido como os programas que fazia qdo tinha 14 anos! Muitas risadas com os choques culturais! É interessante porque eu ando com um Malabarista e um Mágico chilenos, um cantor tenor paraguaio, um saxofonista espanhol, um cantor venezuelano e um malabarista espanhol....enfim, são todos artistas, então a onda é muito boa!
Essa foto foi feita na cabine do Pere, saxofonista...depois do trabalho, sempre vamos `a cabine de alguém pra um after-night.
Ontem recebi uma parte do meu primeiro salário, representando os dias já trabalhados aqui. Não vou negar, receber em Euro até que é interessante, viu =)
Beijos a todos, vou postando as novidades assim que possível!
Ps:
Janja: Não chore pelo corinthians....eles não merecem suas lágrimas
Carlitos: Apavora la no B, mano! Culto ao Ringue com o Gordito é insano demais!!
Eduzera: Me passa o modelo da tua máquina de vídeo pra eu comprar uma igual com a consultoria de um profissional
Daniel tru: Esse ano o cartola é seu
Ariadne: Me passa o tel da tua casa pra eu te dar uma ligadinha. Como vai o barrigão?? É menino ou menina??
Mãe: Que bom que gostou das flores! Feliz dia das Mães. Amo você! Saudades!
Malu meuamor: Segura as pontas daí que eu seguro daqui...como um elo conector entre a gente! To contigo, pretinha!
domingo, 2 de maio de 2010
...pausa para uma homenagem.
Ontem a noite estava na minha cabine, depois de ter trabalhado 6 horas seguidas, percebi que não estava cansado e que poderia tocar a noite inteira. Penso que essa disposição está totalmente ligada a minha profissão. Tenho o prazer e o privilégio de fazer o que mais gosto e ainda ganhar a vida com isso. E tudo por causa alguém que sempre me incentivou e me fez estar onde estou hoje, e até a pensar onde estarei amanhã. Essa pessoa é meu pai. A sorte de ter nascido filho desse cara é maior do que ganhar na loteria acumulada, então se isso foi uma escolha, com certeza não poderia ter feito uma melhor.
Pai, Parabéns! Felicidades pra você! Ainda vamos comemorar muitos aniversários juntos.
Beijo do seu filho Gabriel.